quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TOMAR- Algumas das minhas ideias para um Concelho melhor

Em meu entender uma cidadania activa para o nosso Concelho é ter a noção do lugar que ocupamos na sociedade e a força que possuímos todos juntos, baseada no sentido de podermos obrigar e ajudar na transformação social económica e politica desta terra que amamos.
A colaboração participativa no conceito de cidadania activa traduz-se não no alheamento dos problemas do Concelho, mas na busca de soluções para o que deveria ser feito ou que não funciona o que poderia ser melhorado, mas sempre na perspectiva maioritária da comunidade Tomarense.

Por isso atrevo-me a publicar alguns das questões que considero essenciais responder para a construção de um Concelho onde se possa viver, trabalhar e conviver socialmente, sempre em desenvolvimento sustentável.

Um planeamento participativo e concertado para a identificação clara dos objectivos e prioridades do município. Esse planeamento teria como principal resultado a produção de bens e serviços visando a promoção do bem-estar social.
Este plano e a gestão criteriosa e execução do mesmo, teria que responder às seguintes questões:

Qual a politica e a gestão municipal necessária e adequada para estimular e apoiar o desenvolvimento dos sectores produtivos que ainda resistem em Tomar e a conquista de outros na sua deslocação para o nosso Concelho.
Qual a melhor politica do Município para conseguir atrair Empresas ou apoiar a constituição de outras de forma a gerar mais e melhores empregos.
Quais as acções a tomar para se conseguir reduzir a desigualdade social, ainda tão abismal entre locais diferentes no Concelho.
Quais seriam os projectos ou infra-estruturas que são fundamentais e exigiam mais atenção e recursos.
Quais os programas sociais necessários para o desenvolvimento humano da população, no tocante à inclusão social, ao combate à desertificação, na educação, saúde e erradicação da “fome” envergonhada no nosso Concelho.

Tendo-se definido estas linhas mestras de um planeamento participativo e baseado no que de óptimo possuímos no Concelho (exemplo: Beleza ambiental, património artístico conhecido mundialmente, recursos naturais abundantes, riqueza associativa, historia secular, etc.), avançar então para a realização, assente numa boa gestão municipal, de cumprimento escrupuloso do planeado, quer dos fundos quer do cumprimento rigoroso das metas definidas para a concretização.

Com bons profissionais que existem no quadro de pessoal da Câmara Municipal, com a vontade dos Tomarenses por um Concelho melhor, com uma boa gestão, planeamento e controle das diferentes etapas e das linhas mestras traçadas de forma participativa, o Concelho de Tomar avançaria e não regredia como acontece no momento actual.

Sem comentários: