segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A NOSSA VIDA COMO CIDADÃOS

Não deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no seu sonho ou que seus desejos nunca se irão concretizar ou que não consegue. Quem acredita e luta por isso sempre alcança. Sentimentos são reacções físicas a um estado mental.
A sociedade moderna, com todos os meios tecnológicos ao dispor, tem um factor de individualismo que cada vez mais se acentua. Lendo, escutando e aprendendo noto na minha experiência profissional diária, mas sobretudo nos meios de comunicação electrónicos, pelas mensagens colocadas, um crescente desanimo nos meus amigos, nas pessoas em geral. Eu também sofro desse mal, mas não quero alimentá-lo.
Temos que ser fortes. Cada pessoa vê o mundo à sua maneira e da forma como o sente. Mas nota-se nessas mensagens que me chegam a angústia, os desgostos, desentendimento, ressentimentos e falta de amor sobretudo.
Crise financeira, a falta de perspectivas, a corrupção, a crise política, a falta de educação, a baixa qualidade da saúde, e a violência. Tudo isso aumenta e muito a intensidade
Quem sou eu para apregoar ou ensinar, mas no direito que me assiste como ser humano integrado numa sociedade em crise permanente, com dificuldades financeiras, com falta de exemplos de valores humanos, sobretudo nos políticos deste nosso Pais, é minha convicção pessoal que juntos e esquecendo algum egoísmo e comodidade que temos direito a usufruir, conjuntamente em sociedade podemos alterar muito. Nem imaginemos quanto. Para mim é isso que faz falta e que se tem perdido.
Chamem de bairrismo, de necessidade de afirmação, temos que ter sempre presente que a tristeza e o desânimo sempre fizeram parte do ser humano e chorar as nossas dores muitas vezes traz um grande alívio. Mas se a chorarmos em comunidade podem acreditar que elas se transformam em alegrias, pois caminhamos juntos.
Infelizmente os políticos do nosso Pais, do nosso Concelho não têm sido o melhor exemplo para atenuar as nossas tristezas. Mas juntos teremos a força necessária para mudar a sociedade em que vivemos. Eu, pessoalmente e só por acreditar nisso tenho alguns momentos de profundo desanimo, mas que transformo em vontade de servir e avanço com optimismo.
Bem hajam.

Sem comentários: