domingo, 18 de setembro de 2011

CARTA ABERTA AO SR. MINISTRO MIGUEL RELVAS

Centro Escolar de Linhaceira
Sr. Ministro,
Ponderei bastante antes de publicar esta carta aberta, dirigida a si na qualidade de Ministro de Portugal. Mas atendendo aos sucessivos apelos que tenho dirigido na Câmara Municipal de Tomar, vejo-me confrontado na qualidade de munícipe Tomarense a escrever e falar-lhe sobre a temática inserida na Carta Educativa do Concelho de Tomar, no tocante à construção do Centro Escolar de Linhaceira. Tem sido um silêncio absoluto por parte dos responsáveis executivos que aprovaram a referida Carta e o Centro Escolar de Linhaceira, entre outros.
Lembra-se certamente que na altura e nas funções que ainda hoje exerce de Presidente da Assembleia Municipal, o confrontei com o meu receio que este Centro Escolar de Linhaceira, assim como do fecho anunciado das Escolas das Freguesias, iria tornar insustentável a vida escolar e financeira para uma grande maioria de alunos e pais, tendo por ironia vestido de luto, enquanto membro na altura da Assembleia Municipal. Isto em 2008. O Centro Escolar de Linhaceira, assim como outros enunciados na Carta Educativa que o Sr. Ministro, enquanto Presidente da Assembleia Municipal aprovou de bom grado, continua a ser uma miragem.
Quero referir-lhe com o máximo respeito que continuo de luto, assim como todos os habitantes deste também seu Concelho, que ficaram e aguardam prejudicados pelo cumprimento da Carta Educativa e construção do Centro Escolar, repito que o Sr. Ministro, noutras funções votou favoravelmente.
Conhecedor da sua presença na inauguração de um merecido Centro Escolar em Ferreira de Zêzere, no próximo dia 9 Setembro, na qualidade de Ministro de Portugal, sei pelo relacionamento institucional que mantive consigo, como Presidente da Assembleia Municipal de Tomar durante 4 anos, que se irá lembrar certamente daquelas Assembleias Municipais em que foi discutido e votado a Carta Educativa do nosso Concelho, que também repito é o seu.
Sei também que sendo um homem de palavra e agora nas funções poderosas de Ministro, não deixará de recordar dos seus discursos e vontade expressa em voto, nas referidas reuniões da Assembleia Municipal.
O país exige uma repartição justa e igual dos seus recursos financeiros. Com este pensamento e também na aposta na juventude do nosso Concelho, permita relembrar mais uma vez e com o devido respeito, que não podem existir alunos de 1ª e alunos de 2ª categoria.
Assim fica transcrito o meu apelo como munícipe, aliado aos habitantes deste Concelho e desta Freguesia para que faça algo. Que aconselhe a Câmara de Tomar que todos temos o direito à informação da situação da construção do Centro Escolar de Linhaceira e também como é óbvio à sua construção urgente.
Não querendo tornar-me maçador, como é meu hábito e com o respeito devido, recordo-lhe mais uma vez.
Não se esqueça do seu voto na Assembleia Municipal em 2008.

Um munícipe Tomarense

Sem comentários: