terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

POR FAVOR, ACABEM COM ESTA TRAMPA

Não quis começar este artigo com a palavra que mais vulgarmente se utiliza e é a indicada para falar no estado em que esta semana o nosso Rio Nabão se apresentava a jusante da cidade de Tomar.

O nosso Rio está uma merda autêntica. É a palavra que melhor define a sua situação.
As suas outrora águas límpidas, correm negras, fétidas, sinónimos da “lepra” galopante que o invadiu.

Trampa é no dicionário português sinónimo de excremento, fezes, trama, logro…etc.
Pois foi assim mesmo, que vi o nosso Rio, que assisti nestes últimos dias a mais descargas poluentes que o tornam num dos mais poluídos de Portugal.

Por isso aqui novamente deixo o meu apelo e a minha indignação, que já por tantas e tantas vezes escrevi e levei á Assembleia Municipal de Tomar.

Chega de porcaria, vamos em frente e conheçam-se assim os verdadeiros interessados no desenvolvimento do nosso Concelho, no nosso Rio.

Não chega fazer, comer, patrocinar os pratos culinários que o nosso Rio nos dá. Sim, sim estou a falar do festival da lampreia.

Estou-me borrifando quem é que deve gerir e fiscalizar o Rio, pois nada funcionou até agora. Tanto se me dá que se tenha que dar “porrada” no Secretário de Estado responsável do ambiente, de algum Empresário ou particular mais porco, da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal onde sou membro, mas chega, vamos acabar com esta “MERDA” e digo-o em aqui por escrito e di-lo-ei, na cara de quem é responsável por o estado a que o nosso Rio chegou.

Estou aqui, de peito aberto e como eu muitos outros haverá para fazer chegar a nossa voz, a nossa indignação a quem quer que seja, pelo estado em que se encontra o nosso Rio Nabão e pelos atentados que ultimamente se estão a repetir com maior frequência. Mas só com cartinhas e recados não chegamos a lado nenhum.

A culpa é deste, a responsabilidade é daquele, o Estado é que tem de tomar conta disso, estou-me borrifando. Não aguento é ver o estado em que se encontra o Rio Nabão e de uma vez por todos vamos unir-nos e como Tomarenses, acabar com esta “merda” que deitam no nosso Rio e começar a chamar as coisas pelos seus exactos nomes.

Já não vamos a lado nenhum de paninhos quentes. Está mais que provado. E quando tantos e tantos tomarenses se acham com potencial para ir gerir a nossa Câmara, não tenham vergonha de sujar os sapatos, vão ver a porcaria que corre e contamina o nosso Rio. O exemplo tem que vir dos que ao se acharem competentes para determinados cargos, também saibam no terreno, no meio da porcaria em que o nosso rio se tornou, defende-lo com unhas e dentes, mesmo tendo que sujar alguns dos seus sapatos envernizados.

Já muitas vezes o disse e repito se o Rio corresse ao contrário haveria mais burburinho, mas paciência. Talvez algum dia aconteça.
Agora que o Rio Nabão não pode continuar a ser assim tratado, não pode.

Eu coloco-me já, aliás como o fiz já noutras ocasiões, no lugar da frente, seja para protestar, seja para trabalhar, seja para o que for, mesmo que tenha que levar com toda a trampa que possa surgir, mas o Rio Nabão, o nosso rio, a nossa veia principal deste corpo enorme que é o Concelho Tomar, não pode continuar assim. .

Ao dispor
Jorge Franco